terça-feira, 29 de março de 2016

Vivendo no México - por Sol Machado

Oi gente! Eu sou Sol, amiga da Mayara e fui orgulhosamente convidada para contar á vocês um pouco da minha experiência de viver no México! Espero que vocês gostem!

Moro no México há 13 anos, mais precisamente na cidade de Culiacán, capital do estado de Sinaloa, que fica no norte do país.

Culiacán - Sinaloa

Sim! Eu moro no país dos sombreros, dos mariachis e das belas praias!

Apesar de que a minha cidade não é uma cidade tão conhecida como Cancún (aqui não tem praia paradisíaca L), e mesmo não sendo uma cidade turística é considerada uma cidade importante para negócios, agricultura e também com muitas oportunidades.

E a pergunta que não quer calar: Como você foi parar aí?

Vim aprender Espanhol aqui porque naquela época a minha irmã mais nova morava aqui e acabei ficando... Uma porque eu gostei e outra porque logo depois tive a fortuna de conhecer o meu amor mexicano aqui, com quem eu estou casada há 12 anos.

Inicialmente, quis vir ao México, porque sempre amei o idioma Espanhol e acreditava que seria uma grande oportunidade de aprendê-lo, além de ser uma experiência cultural enriquecedora.

Hoje eu considero o México como a minha casa, minha segunda pátria, mas claro que logo no começo não foi bem assim...

Na verdade, não é difícil se apaixonar pelo México... Os mexicanos em geral, são alegres, excelentes anfitriões e gostam de brasileiros e da nossa cultura. Adoram o futebol, samba e dos nossos jogadores brasileiros e isso já ajuda muito no entrosamento.

Como curiosidade, tenho um casal de amigos mexicanos, que batizaram seu filho de Jair (esse nome não é nada comum aqui) em homenagem ao jogador brasileiro Jair Rivelino e são fãs de Elis Regina.

Agora falando sobre algumas coisas que considero culturalmente diferentes, por exemplo, os mexicanos comemoram suas datas importantes (mais que a gente) e também são muito mais patriotas (o que eu acho lindo!).

Mesmo que você não seja uma pessoa tão sociável, se você mora aqui, com certeza, você será convidado muitas vezes (muitas vezes, acredite!), para ir á festas de casamento, chás de bebê, despedidas de solteiras, aniversários, “open house” (festa para inaugurar a nova casa), bem-vindas, despedidas e assim por diante.  

Sobre o patriotismo os mexicanos em geral são apaixonados pelo seu país, pela sua bandeira, tradições e etc. Estando aqui, você pode apreciar a bandeira deles, em muitos pontos da cidade (coisa que não é muito comum no Brasil, ou pelo menos não era). Sem falar que a bandeira deles é linda e há pouco tempo atrás foi considerada a bandeira mais bonita do mundo em um concurso realizado por um jornal espanhol. Só para ter uma idéia, no dia da Independência deles, o Presidente da República revive o grito de independência que é transmitido por televisão para todo o país ao vivo e já vi isso acontecer também nas casas dos mexicanos que estão fora do país. É emocionante... Ah! E nesse dia também tem festa, claro!

O México é um país rico em cultura, tradições, folclore e culinária deliciosa! Particularmente a comida de Sinaloa, onde o forte são os frutos do mar e são conhecidos por sua qualidade no México inteiro. As porções em geral são fartas e o custo nem se compara com o Brasil. Comer frutos do mar aqui talvez seja o mesmo preço que comer cachorro-quente no Brasil, sem falar que tem um carrinho de venda de frutos do mar em cada esquina. Se você gosta de camarão como eu, está no lugar certo! Ponto para o México!

Mas já que o blog fala de moda, não podemos deixar de falar nesse assunto, né?

O México é colorido por natureza e não podia ser diferente na moda. Então, quando eu cheguei aqui, originária de Curitiba, terra fria e com o meu guarda-roupa repleto de básicos: preto, cinza, marrom, comecei a me sentir deslocada no meio da explosão de cores!  Depois de ter que responder algumas vezes que não estava de luto (look preto total), comecei a entender que tinha que trazer um pouco mais de cor na minha vida. E adorei!

Entendi que a cor para eles significa vida, alegria e desde que bem dosada ou ao contrário, bem misturada fica lindo! Gosto desse “atrevimento” deles!

Antes eu percebia que o preto tinha uma conotação forte de luto aqui, mas agora vejo que Culiacán está muito mais globalizada que antes em relação à moda e contamos com uma boa quantidade de lojas internacionais que atende aos gostos mais variados e refinados, tipo: Zara, Forever 21, Stradivarius, Bershka, American Eagle, Gap e etc. Viva a globalização!

Afinal, se pensar bem é muito mais difícil fazer uma combinação acertada de cores e estampados do que errar no pretinho básico, né?

Outro “atrevimento” delas que eu gosto bastante e que o adotei é não ter medo de ousar e mudar o cabelo. Aqui elas mudam a cor do cabelo sem medo! Também sinto que tem menos apego (apesar de que tem muita gente com o cabelão também). Hoje me inspiro na valentia de algumas delas e corto o cabelo com muito mais freqüência e radicalismo que no Brasil. 

Ainda no quesito moda a maquiagem é outro item importante para as mexicanas e elas levam este assunto muito a sério! Se maquiam muito mais que as brasileiras e estar bem arrumada, maquiada, cabelo escovado, salto alto faz parte da rotina de beleza para algumas mexicanas no dia a dia e nem se fale nas festas! Inclusive existe um ditado aqui que diz: Antes muerta que sencilla! (antes morta que simples!)

Do Brasil que eu amo, morro de saudade da minha família, do pão de queijo, da tapioca, dos biquínis lindos, dos sapatos com modelos impecáveis e qualidade inigualáveis mas cada lugar, sem dúvida, tem o seu encanto!

Uma vez li, que saudade é uma coisa que você sente em qualquer lugar e onde você estiver, então a minha vida é assim: sinto saudade do México quando estou no Brasil e fico com saudade do Brasil quando eu estou no México...

Sol e Jesús
Cancún. Sol e Jesús
Cancún. Sol Machado
Espero que vocês tenham gostado do texto e se tiverem alguma dúvida em específico, fiquem a vontade em perguntar!

Perfil: Sol Machado, paranaense, mexilenã (México-brasileña) e mãe humana da Frida. 

Um comentário: